Calvície - Calvície Masculina
Calvície Masculina

Calvície Masculina

A calvície masculina pode ser iniciada a partir dos 18 anos de idade, alternando em períodos de quedas acentuadas e períodos de estabilização. A partir dos 50 anos, a calvície tende a diminuir, ocorrendo assim de forma lenta e homogênea. Outro fator observado nesse processo, é que quanto mais tarde a calvície se inicia, menor será o seu grau de acentuação.

De um modo geral, pessoas com cabelos claros e finos possuem cerca de 50.000 fios a menos do que pessoas com cabelos pretos e grossos. É normal que com a idade o volume dos cabelos diminua, contudo esse problema pode ser amenizado com uma alimentação rica em proteínas, geralmente encontrada em leite e derivados, carnes, ovos, grãos, castanhas e soja. Vitaminas e minerais também podem ter influência sobre a saúde capilar. Porém, é necessário lembrar que esses fatores não podem mudar o padrão genético de calvície pré-estabelecido.

Qual a causa da calvície masculina?

Como relatado no tópico acima, a calvície tem como origem causas genéticas na maior parte dos casos, porém, o estresse, a utilização de certos tipos de medicamento e outros fatores externos também podem influenciar na queda de cabelo. A consulta com um profissional é essencial para determinar a causa e o melhor tratamento.

Como ocorre a calvície masculina?

A calvície é um processo gradativo, ou seja, ela não ocorre de um dia para o outro. Ela é causada pela chamada miniaturização dos fios, isto é, quando os fios longos e grossos se tornam finos e curtos, nascendo cada vez mais fracos e ralos, o que torna possível a visualização do couro cabeludo através do cabelo. Há dois tipos de cabelos: os que contêm o código genético que proporciona a calvície e os que não contem esse gene. Cabelos que não possuem esse gene têm fios que caem durante a noite, ou ao pentear e lavar o cabelo, porém, são imediatamente repostos por fios tão grossos e fortes quanto os anteriores.

Já o cabelo com o gene da calvície possui receptores para o hormônio dehidrotestosterona em sua raiz. O que ocorre é que esse hormônio enfraquece os fios, os tornando cada vez mais finos até que estes se tornem uma penugem que, ao cair, não nascerá novamente.

Quais são os tipos de calvície?

A calvície é causada por um fator genético e pode ter o início de sua ocorrência ainda na juventude. A tendência dos diversos casos e tipos de calvície é que com o passar do tempo se acentue cada vez mais. No quadro abaixo você poderá observar os diversos tipos de calvície.

Conheça os tratamentos clínicos para calvície masculina.

Clique aqui

Tratamento clínico ou cirúrgico, qual é o ideal para você?

Conheça o exame de folicoscopia

Fale Conosco (62) 99922-0088